Enviar email ao antigo owner de um registo

by Administrator 23. January 2015 22:47

Boas pessoal,

Mais um desafio do fórum, desta vez, não fui o primeiro a responder. A pergunta era se era possível enviar um email quando a mudança de owner de um registo, através de Workflow (Fluxo de Trabalho) ou Javascript. Bom a primeira resposta sugere que o melhor é recorrer a plugins e confesso que a primeira vez que li concordei com a afirmação, eu até diria que seria a única hipótese.

Velhos vícios, o mal de ter começado com o CRM 4 e com isso que ainda mantenha algumas soluções dessa altura. Como tenho defendido aqui no blog, deve-se sempre optar por uma solução configurável em vez de uma solução programável, isto porque através de configurações “toda” a gente consegue ler, quer seja uma pessoa técnica ou funcional e na altura de upgrades estes objetos costumam ser mais fáceis de migrar.

Pois bem depois de ter lido esta pergunta uma segunda vez, fez-se um click na minha cabeça e porque não realizar isto com os Fluxos de Trabalho? Pois bem com o CRM 2013 foram introduzidos os Fluxos de Trabalho síncronos, que nos possibilitou por exemplo tratar da numeração automática como podem ver neste post. Com este tipo de Fluxo de Trabalho conseguimos aceder ao valor antigo e ao valor novo e com isso enviar um email ao novo\antigo proprietário.

Vamos ver na prática como o fazemos. Primeiro passo é criar um Fluxo de Trabalho síncrono:

image

Reparem que tiramos o pisco (que por defeito está selecionado) que fazia com que o Fluxo de Trabalho corresse assincronamente. Assim o Fluxo de trabalho torna-se síncrono. Avançando com o processo podemos então criar a notificação ao novo e antigo owner. Caso esqueçamos de retirar o pisco não faz mal porque dentro do Fluxo de Trabalho temos a hipótese de transformar o Fluxo de Trabalho em síncrono e vice-versa.

Mas primeiro temos que dizer ao Fluxo de Trabalho que ele pode correr quando houver alteração de um campo, neste caso como se trata do proprietário, podemos escolher quando o registo é atribuído e informamos que ele deve correr antes de guardar o registo e assim apanhar o valor antigo:

image
Pode parecer estranho mas o nosso Fluxo de Trabalho já está configurado, agora basta criar o email e no campo para enviar vamos colocar o proprietário pois configuramos o Fluxo de Trabalho para correr antes de ser assignado outro proprietário:

image

Uma solução que prometia mais trabalho que se tornou simples por utilizarmos a última novidades da plataforma.

Até a próxima

Tags: , ,

Add comment

  Country flag

biuquote
  • Comment
  • Preview
Loading

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List