Auto Numeração no Microsoft Dynamics CRM

by Pedro Azevedo 2. October 2014 00:46

 Boas pessoal,

Esta semana vou falar sobre auto-numeração no Microsoft Dynamics CRM. Uma das dúvidas mais requisitadas nos fóruns do MSDN.

Esta funcionalidade vem por defeito no Dynamics CRM mas apenas para algumas entidades standard nomeadamente:

Sobre estas entidades podemos configurar alguns dados:

  • Prefixo – para ficar antes da numeração propriamente dita, é importante para quando esta numeração aparecer isolada nós consigamos dizer que aquela numeração corresponde neste caso aos contratos.
  • Número – Em que número começa
  • Comprimento do Sufixo – Termos um sufixo, onde temos a hipótese de termos 4, 5 ou 6 algarismos.

Podemos ainda ver um exemplo, de como fica esta numeração.

E se quisermos ter uma numeração por exemplo nas oportunidades, ou numa entidade nossa customizada? Existem algumas tools que ajudam neste trabalho por exemplo este. Mas eu penso que esta tool deixa de fazer sentido no Microsoft Dynamics CRM 2013, ainda mais a vinda do Fluxo de Trabalho síncrono onde temos um feedback imediato dessa mesma numeração. Como referência tenho sempre este artigo que tem uma implementação com o Dynamics CRM 2011. Eu no fundo vou refazer para o Dynamics CRM 2013, utilizando o CRM Online.

Para começar temos que criar uma entidade customizada para guardar a numeração:

Depois de criar a entidade vamos criar dois campos, um para o prefixo (Uma linha de texto) e outro para a numeração (Número Inteiro):

De seguida fui customizar o formulário desta entidade para podermos colocar os dois campos acima, a seguir fui então adicionar registos nesta entidade onde configurei a numeração para a entidade Lead (Oportunidade Potencial). Se quiséssemos mais entidades bastava adicionar várias linhas a esta entidade:

A seguir vamos para a entidade que queremos adicionar a numeração automática, no meu caso a Lead, onde vou uma relação (N:1) para a entidade CustomAutoNumber e um campo que vai guardar a numeração, este campo vou colocar do tipo “Uma Linha de Texto” para poder colocar o sufixo.

De seguida vamos customizar o formulário da Lead, neste caso vou acrescentar dois campos, o lookup para entidade CustoAutoNumber que é o campo correspondente a criação da relação e o campo que vai guardar a numeração. De referir que no vosso caso o melhor é não acrescentar a interface o campo lookup, só vou colocar para vocês verem o que acontece.

Falta-nos o último passo que é a criação do Fluxo de Trabalho sobre a entidade Lead:

A nota mais importante aqui é a checkbox “Executar este fluxo de trabalho em segundo plano”, pois ao desmarcarmos esta checkbox estamos a dizer que este Fluxo de Trabalho vai correr imediatamente.

Na configuração do Fluxo de Trabalho não há muito a fazer, por isso vamos avançar para a configuração dos passos, o primeiro passo a ser configurado é relacionar o registo que vamos criar com o registo da entidade CustomAutoNumber que está reservado para a Lead:

Na definição de propriedades vamos escolher automaticamente o registo da entidade CustomAutoNumber:

De seguida vamos querer incrementar o número do registo associado a Lead da entidade CustomAutoNumber:

Na definição de propriedades vamos dizer que queremos incrementar o campo numeracao:

Por fim vamos atualizar a Lead com a numeração:

Nas propriedades nada mais simples vai-se dizer que o campo da Lead que vai ficar com a numeração é a composição entre o prefixo e o número em que a entidade vai:

Para quem não está tão familiarizado com os Fluxos de Trabalho, neste caso temos que escolher o “Prefixo” e fazer “Adicionar” e “OK”, depois para colocarmos “-” escrevemos diretamente na caixa de texto e depois escolhemos o campo “numeração, fazemos novamente “Adicionar” e “OK”. Vejam aqui o resultado:

Como podem ver o campo do lookup está preenchido e a numeração incrementada. Missão cumprida :D

 

Até a próxima.

Tags: , ,

Comments (1) -

to make money at no
to make money at no United States
3/19/2016 11:49:29 AM #

My brother suggested I might like this website. He was entirely right. This post actually made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

Reply

Pingbacks and trackbacks (1)+

Add comment

  Country flag

biuquote
  • Comment
  • Preview
Loading

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List