Como fazer debug de um plugin no CRM Online

by Pedro Azevedo 11. June 2014 06:14

Boas pessoal,

Hoje vou mostrar como podemos efectuar debug num plugin do CRM Online, como vão ver não é um debug em real time mas mesmo assim permite-nos ver como é que os dados fluem no nosso plugin. Basicamente é capturado todos os dados num ficheiro e vamos carregar esse ficheiro na ferramenta “Plugin Registration”. Vou já mostrar com a nova interface da ferramenta que apareceu com o SP1 do Microsoft Dynamics CRM Online. É bom relembrar que apenas temos esta opção devido ao facto de a única maneira que temos para fazer deploy dos plugins é no modo sandbox.

Tendo em conta que já temos um plugin registado e queremos realizar o debug deste plugin através da ferramenta “Plugin Registration”. Esta ferramenta está na instalação do SDK, para ter acesso a nova interface relembro que têm que fazer no mínimo o download do SDK do SP1. Depois de instalar tem acesso aplicação nesta pasta …\SDK\Tools\PluginRegistration\PluginRegistration.exe.

Depois de iniciar aplicação terá este aspecto:

 Aqui carregamos no botão “CREATE NEW CONNECTION”, depois disto teremos que introduzir as nossas credenciais:

 

Depois da autenticação é listado a lista de Plugins registados e seleccionamos o plugin sobre o qual queremos realizar o debug e carregamos em “Install Profile”:

 

Depois do profile instalado irá aparecer um nó com o “Plugin-in Profiler”, sobre o passo registado dizemos que queremos começar o profile, carregando no botão “Start Profiling”:

 

Vai aparecer uma janela de settings que podemos aceitar os por defeito:

 

O nó do passo altera-se como vamos ver mais adiante, agora vamos até a nossa instância de CRM Online e vamos despoletar o nosso plugin, ao correr vai aparecer uma janela com o título “Erro de Processo de Negócio” onde vamos fazer download do ficheiro:

De seguida vamos ao nosso Visual Studio e vamos fazer “attach” ao processo da ferramenta “Plugin Registration”:

 

E colocamos um breakpoint onde vamos querer parar e fazer debug. Voltando a ferramenta e voltando ao passo do plugin, verificamos que o passo está marcado como “Profiled”, e seleccionamos o “Debug”:

 

Na janela a seguir vamos então seleccionar o ficheiro que fizemos download anteriormente e colocamos no campo: “Profile Location” e vamos também dizer onde está a DLL respeitante ao nosso plugin, depois de carregar o plugin temos a opção de escolhermos a classe responsável pelo plugin. Ao seleccionarmos o botão “Start Execution” ele vai correr o plugin com base no ficheiro de profile que disponibilizamos e podemos fazer step by step com os dados que inserimos:

 

 

 Assim vimos como podemos realizar debug de um plugin no CRM Online. Não é o ideal mas dá uma tremenda ajuda.

 

Até a próxima.

Tags: , , , , ,

Pingbacks and trackbacks (1)+

Add comment

  Country flag

biuquote
  • Comment
  • Preview
Loading

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List