Ferramenta - Ribbon Workbench

by Pedro Azevedo 6. December 2013 08:05

 Boas pessoal,

Inicio agora formalmente uma nova série de posts, que tem como objetivo mostrar as várias ferramentas\utilitários\bibliotecas disponíveis para o CRM e que tem como objetivo auxiliar-nos no dia-a-dia. A primeira “vítima” foi a biblioteca XrmServiceToolkit.

Hoje vou apresentar uma ferramenta muito útil e que não se pode viver sem ela. Estou a falar da ferramenta Ribbon Workbench. Como o próprio nome denúncia serve para customizar a Ribbon. Existem outras alternativas, tais como, Ribbon Editor, Pragma Toolkit e Visual Ribbon Editor mas a que mais utilizo é realmente a Ribbon Workbench. Esta já suporta CRM 2013 as outras ferramentas não tenho a certeza.

Para instalar basta ir a página http://www.develop1.net/public/page/Ribbon-Workbench-for-Dynamics-CRM-2011.aspx aqui temos várias informações e podemos escolher sobre qual versão do CRM queremos trabalhar.

Em ambos os casos vai fazer download da solução que devemos instalar na nossa organização. Depois de instalarmos a solução devemos ter a seguinte visualização:

Para aceder é selecionar o botão “Personalizado” no CRM 2011 tem o seguinte aspecto:

Depois de entrarmos no Ribbon Workbench temos que escolher a solução quer queremos customizar, por isso, já temos que ter criado uma solução e que esta inclua a entidade sobre a qual queremos customizar a ribbon, neste caso concreto adicionei a entidade Proposta (quote).

 

Depois de carregar a solução temos o seguinte aspecto:

Vamos então analisar cada uma destas secções individualmente:

 

Aqui vemos quais os botões que são possíveis de ver nas várias visualizações:

·         Home – é o menu que é mostrado nos ecrãs principais.

·         Sub-Grid – menu que é mostrado quando selecionamos uma subgrid, ou seja, no CRM 2011 sempre que selecionavamos uma subgrid a ribbon mudava para o contexto da entidade da subgird. No CRM 2013 não existe esta funcionalidade. Quer dizer existir existe por exemplo quando estamos num cliente e se virmos a lista de contactos:

 

Quando carregamos na lista aparece a lista em baixo:

 

Onde aqui aparece este menu.

·         Form – menu que aparece quando abrimos um registo de uma entidade.

De referir que temos a opção de ver a ribbon que aparece no cliente para o Outlook e que por ter a mesma estrutura que a barra de comandos e como vamos ver em futuros posts nós conseguimos recorrendo a ribbon acrescentar botões que não existem na barra de comandos.

Na próxima secção mostra os vários controlos que poderemos inserir na barra de comandos:

 

O tab permite agrupar botões, a tab scale define como os botões mudam quando existem retrições de tamanho. O grupo permite dar contexto a um conjunto de botões dentro de um determinado tab. E depois os vários tipos de botões, ou seja, Button, Split Button e Flyout. O Menu Section é o chamado Jewel Menu, que basicamente é o menu File que aparece no CRM 2011.

No CRM 2013 temos mais algumas definições. Na imagem estamos a ver a barra de comandos que pode mostrar até 5 comandos, os três pontos permite expandir as opções e é designado por overflow. Dentro da barra de comandos podemos ver os botões “normais”, os botões flyout podem estar dentro da barra de comandos e dentro do overflow:

 

Na secção final que vamos analisar temos as acções que poderemos realizar sobre os botões:

 

Na lista de entidades vemos as entidades que estavam na solução que escolhemos quando lançamos a ferramenta. Na lista ao lado temos os elementos da solução, incluindo os comandos que são executados, bem como as regras de mostrar ou não os botões. Este assunto dava para um livro por isso eu demonstrando nos vários posts que pretendo criar.

A última lista estão as propriedades dos elementos gráficos ou dos comandos ou regras.

A última acção e a mais importante é publicarmos as mudanças que realizamos, para isso basta carregar no botão "Publish".

Espero que tenham ficado com uma ideia desta magnifica ferramenta, um bem haja ao Scott Durow. Em futuros posts eu vou demonstrar como podemos acrescentar, esconder botões.

Até a próxima.

Tags: , , ,

Comments (4) -

Rena Claughton
Rena Claughton United States
7/7/2015 3:39:13 PM #

I could not refrain from commenting. Well written!|

Reply

Benito Gradowski
Benito Gradowski United States
7/8/2015 4:36:12 PM #

It's the best time to make a few plans for the long run and it is time to be happy. I have read this post and if I may just I desire to suggest you few interesting issues or advice. Perhaps you can write subsequent articles referring to this article. I want to read more issues about it!

Reply

mouse click the following internet site
mouse click the following internet site United States
7/25/2015 5:13:43 PM #

Hello there! Your article rocks at the same time as getting a genuine great realize!??

Reply

Lonny Houska
Lonny Houska United States
11/4/2015 6:04:44 PM #

Howdy! I'm at work browsing your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the superb work!

Reply

Add comment

  Country flag

biuquote
  • Comment
  • Preview
Loading

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List