Release Preview Guide CRM 2013

by Pedro Azevedo 24. September 2013 23:36

 Boas pessoal,

O CRM 2013 está quase quase a sair… entretanto saiu o Release Preview Guide do CRM 2013. Este guia resume as novidades que fui dando pelos vários posts que já escrevi em posts anteriores e tem algumas nuances novas.

Estes são os quatro principais princípios da Microsoft:

 

·         Pró-activo – um CRM deve ser capaz de prever tendências, facilitar e sugerir decisões num negócio. Resumidamente não deve ser um sistema passivo nem apenas um repositório de dados.

·         Produtivo – um CRM deve ter uma boa usabilidade para o utilizador final e ter integração completa com as tecnologias Microsoft.

·         Ubíquo – um CRM deve ser possível experienciar entre vendas, serviço e marketing independentemente do dispositivo, browser e localização.

·         Flexível – deve ser possível utilizar a Cloud ou uma instalação on-premise u ter uma instalação hibrida, dependendo das características do cliente.

 

As áreas que a Microsoft promete resolver com a vinda do CRM 2013:

Ao nível da experiência do utilizador e nos formulários o que temos de novo:

 

Rapidamente consegue-se saber o assunto de um registo, com o título em evidência, do lado direito caixas com as propriedades mais importantes (neste caso quando devemos responder, qual o valor estimado do negócio, estado). Com a barra de processos sabemos em que fase está o nosso registo. Depois temos o ecrã divido em três partes, onde do lado esquerdo temos informações do registo, no meio temos o que está acontecer e o que se passou neste registo e do lado direito informação secundária, por exemplo os registos associados. No fundo temos uma barra de estado onde temos o estado e se o registo está gravado ou não.

Com o novo modo de navegação, através da barra de navegação que foi também optimizada para o toque. Facilmente sabemos onde estamos e facilmente conseguimos navegar para outro registo.

Com formulários rápidos tanto para a criação (apenas preenchendo os dados mais importantes) com para leitura (pode visualizar dados relacionados rapidamente):

 

Criação e edição directa na grids:

Outro ponto de destaque e um dos mais importantes já introduzidos no Polaris é a possibilidade de termos uma barra de processos, agora para todas as entidades.

Esta barra para além de verificarmos onde esse registo se encontra permite vermos quais as acções que se já foram realizadas e as que falta verificar nessa etapa:

Podemos ter vários processos de negócio por entidade e ter processos de negócio que podem abranger mais que uma entidade, por exemplo da passagem de cliente potencial para oportunidade. Todos estes processos são configuráveis:

Como podem ver em cada etapa posso configurar quais os passos que posso dar e se esse passo é obrigatório ou não.

As aplicações mobile é outro forte onde temos uma aplicação com o mesmo aspecto para diferentes dispositivos:

Estas aplicações são configuráveis no cliente web do CRM e não é necessário um programador para aplicações móveis. As regras de negócio também são aplicadas incluindo o código Javascript.

Uma das grande apostas da Microsoft foi a compra da Yammer que permite podermos “conversar” à lá facebook num determinado registo:

Realmente uma grande ajuda para podermos discutir em equipa ficando registado no próprio registo.

Vamos ver outras melhorias:

·         Upgrade guiado – Antes de haver o upgrade para o CRM 2013 (online) os administradores podem escolher quando desejam receber o update e vão recebendo alertas 90, 30, 15 e 7 dias antes do upgrade. Isto para terem tempo de formarem os utilizadores.

·         Regras de negócio – Agora é possível afectar valores a campos, definir níveis de obrigatoriedade, mostrar e esconder campos, activar e desactivar campos, validar dados e mostrar mensagens de erro sem recorrer ao Javascript, tudo recorrendo apenas a interface gráfica.

·         Acesso de equipas – Até hoje quando queremos que uma equipa (que poderia ser multidisciplinar) criava uma equipa e esta ficava proprietária de registos. Com esta nova funcionalidade podemos criar equipas que têm acesso a registos.

·         Workflows real-time – Então e como são os workflows actuais? São assíncronos, estes são colocados uma fila para serem processados. Com esta feature os workflows são síncronos, comportamento semelhante com o que acontece com os plugins. Mas com a vantagem de não ser necessário nenhum programador.

·         Acções – Um novo tipo de processo que vai permitir expandir o CRM com novas mensagens para além das “normais” que são Create, Update, Delete, Retreive, Associate e Assign. As novas mensagens são criadas com base nas mencionadas e podemos ter novas mensagens como Escalate, Approve, Route e Schedule. Estas novas acções estão disponíveis através dos webservices.

·         Autosave – A funcionalidade do Autosave está activa por defeito e deixa de haver o botão de save, pois o formulário é gravado de 30 em 30 segundos ou quando navegamos para outro registo. Esta funcionalidade pode ser desactivada ao nível da organização ou em cada formulário através de código.

·         Aplicações móveis customizadas – Com suporte ao protocolo OAuth vem trazer mais flexibilidade, pois ao sermos autenticados através do OAuth poderemos usar os endpoints REST e SOAP, com esta melhoria principalmente ao protocolo REST ODATA vem facilitar o suporte aplicações mobile e a clientes ricos externos.

·         Medidas de Confiança – Existe um grande esforço por parte da Microsoft para garantir a segurança de informação nos seus datacenters e poder-se diferenciar também neste campo da concorrência. Desta vez está de acordo com o FIPS 140-2 (Federal Information Processing Standard) que garante a encriptação das credenciais guardadas por exemplo para o Yammer ou outros fornecedoresde email.

·         Compatibilidade Office 2013 – Uma das grandes vantagens do Dynamics CRM é a sua integração com as ferramentas do Office e agora a compatibilidade total com o Microsoft Office 2013.

 

Até a próxima.

Tags: , ,

Add comment

  Country flag

biuquote
  • Comment
  • Preview
Loading

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List