Dicionário Microsoft Dynamics CRM

by Pedro Azevedo 15. September 2013 23:27

Boas pessoal,

Desta vez proponho o desafio de criar um dicionário com termos associados ao Dynamics CRM. Este post será sempre actualizado sempre que encontre necessidade e tempo:

·         CRM

Vamos começar pelo mais fácil, mas que para mim no início foi difícil de perceber. Quando dizemos a sigla em português dizemos Gestão Relacionamento com o Cliente. Mas em inglês posso dizer que no início me enganava muitas vezes, pois dizia Client Relationship Management, se calhar alguns de vocês está a pensar mas o que está errado. Simplesmente não se diz client mas sim customer. Pelo que percebi um client refere-se alguém que compra o serviço de um advogado, arquitecto, etc. e um customer é alguém que compra produtos.

·         Microsoft Dynamics

Esta é a primeira grande confusão, Microsoft Dynamics é um conjunto de soluções de negócio que vai que abrange o mercado de CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning). Dentro do mercado CRM temos Microsoft Dynamics CRM, dentro do mercado ERP temos Microsoft Dynamics AX, Microsoft Dynamics NAV, Microsoft Dynamics SL e Microsoft Dynamics GP cada uma destas soluções especificas para cada negócio.

·         Update Rollup

Confesso que nunca tinha prestado grande atenção a este termo até confrontar-me com o Dynamics CRM. Basicamente é um conjunto cumulativo de correcções, actualizações de segurança, actualizações críticas e actualizações que são agrupadas para facilitar a implementação.

·         LCID

Estava eu a escrever o post sobre funções Javascript quando me deparo com esta sigla, seu que server para definir a língua mas o que significa? Bem é Locale ID que junta língua + país. Vejam aqui os LCIDs suportados pela Microsoft.

GUID

Identificador único global ou Global Unique IDentifier, usado como chave para todos os registos no CRM, também denominado muitas vezes como ID. O seu objetivo é gerar um identificador que seja único, não é garantido mas devido a sua forma a probabilidade de gerar o mesmo ID é quase diminuta. O valor do GUID segue o layout de grupos de 8, 4, 4, 4 e 12 dígitos hexadecimais e minúsculas, separados por hífens. Um exemplo de um valor válido para um GUID: 561d1cc4-c7b5-431e-94a7-e0c2ed9a8d2c.

Esperem brevemente por novas definições.

 

Até a próxima.

Tags: , , ,

Pingbacks and trackbacks (1)+

Add comment

  Country flag

biuquote
  • Comment
  • Preview
Loading

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List