Tudo sobre WebResources I

by Pedro Azevedo 11. June 2013 00:43

Boas pessoal,

Vou criar uma série de posts sobre o conceito de Recurso Web (WebResource) que apareceu com o CRM 2011. Esta nova funcionalidade permite adicionar e referenciar componentes externos ao CRM, os WebResources ficam gravados na BD do CRM.

Os WebResources permite aumentar a usabilidade do Dynamics CRM. Cada WebResource tem um tipo que pode ser uma imagem, ficheiros javascript, html ou até silverlight. A seguir uma lista dos vários tipos:

Tipo de Ficheiro

Extensões

Descrição

Webpage (HTML)

.htm, .html

Páginas Web que apenas pode conter código do lado do cliente

Style Sheet (CSS)

.css

Mudar a aparência do CRM

StyleSheet (XSL)

.xsl, .xslt

Script (JScript)

.js

Utilizado em eventos do formulário e campos mas também numa WebPage ou comandos da Ribbon

Data (XML)

.xml

Podermos referenciar ficheiros XML

Image (PNG)

.png

Pode ser usado na ribbon, sitemap ou para ter imagens na própria entidade.

Image (JPG)

.jpg

Image (GIF)

.gif

Image (ICO)

.ico

Silverlight (XAP)

.xap

Possibilita enriquecer os formulários através do Silverlight

 

Como o WebResource é um dos componentes de uma solução permite facilmente passa-los de um ambiente para o outro. Para que isto aconteça com eficiência teremos que saber como referenciá-los, mas este assunto vamos retomar mais adiante.

Uma pergunta que tive e que faz todo o sentido: “Vamos deixar de usar o iFrame?”, pois ainda não, apesar de diminuir muito a sua utilização, ainda não podemos dizer que vamos deixar totalmente a sua utilização. Penso que a sua utilização vai limitar-se para podermos mostrar páginas aspx. Vejam aqui um bom artigo sobre este tema.

Para criarmos um WebResource temos que escolher uma solução. Depois disso escolhemos um nome, o tipo de documento. Se o tipo de documento for de edição de texto podemos editar directamente ou carregar um documento externo. O output depois de gravarmos é o URL para esse WebResource, se colocarmos esse URL no browser podemos ver o conteúdo. Este URL pode ser utilizado para o referenciar por exemplo em outro WebResource.

Eu ou editar directamente o WebResource por isso vou escolher a opção “Editor de texto” e colocar o seguinte código HTML:

 

Para finalizar basta gravarmos e publicarmos.

Para visualizarmos o resultado teremos que gravar e publicar o WebResource e depois adiciona-lo a um formulário:

 

Reparem que eu tenho uma secção seleccionada então ele vai colocar no final dessa secção. Podemos adicionar uma nova secção e colocar lá o nosso WebResource. Para finalizar gravamos e publicamos e vamos ver o seguinte resultado:

 

Para finalizar relatar uma limitação relativamente ao tamanho do ficheiro do WebResource que é definido com o tamanho máximo de upload de ficheiros nos emails. Esta configuração está em Definições->Sistema->Administração->Definições de Sistema->Correio Electrónico no campo “Definir limite de tamanho do ficheiro para anexos”.

Neste primeiro post falamos de um modo genérico sobre WebResources, nos próximos vamos aprofundar um pouco mais.

 

Até a próxima

Tags: , , ,

Add comment

  Country flag

biuquote
  • Comment
  • Preview
Loading

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List