Bug - User does not have send-as privilege

by Pedro Azevedo 20. April 2013 23:26

Boas pessoal,

Esta semana perdi umas boas horitas atrás de um problema que ocorreu e que a sua resolução era muito fácil. Num cliente entrou um utilizador novo e as notificações geradas por aquele utilizador ficavam no estado rascunho.

Ao abrir a actividade esta estava no estado rascunho e ao tentar enviar novamente lançava um erro a dizer que não tinha permissões para o fazer e eu estava como administrador de sistema.

Uma visita ao trace do CRM deparei-me com a seguinte exceção:

“Crm Exception: Message: User does not have send-as privilege.”

A primeira verificação foi visualizar se as definições do utilizador, como por exemplo como estava configurado o acesso ao email e se tinha o email aprovado para poder enviar emails. Estava tudo bem. E no perfil deste utilizador não encontrei mais nada. Fui olhar para as roles que esse utilizador tinha e não consegui descobrir nenhuma que deve o tipo de permissão que o log referia.

Mas eu sabia que isto dava para colocar de alguma maneira. Por curiosidade fui ver o meu próprio perfil e confirmei que havia uma configuração para isto, vejam na imagem:

Mas atenção que caso o utilizador não tenha configurado o Email Router no Outgoing este setting não aparece como podem ver:

 

A solução então passava pelo utilizador ativar esta permissão, fui o que fiz e resultou.

Mas depois de resolver fui explorar melhor esta situação e aqui estou a documentar. Primeiramente quando é que isto acontece? Quando por exemplo fazemos um impersionate do utilizador e aí estamos a enviar um email por exemplo com um administrador mas quem vai oficialmente no enviar é outro utilizador. Isto também pode acontecer nos emails enviados em workflows.

Mas esta solução nem sempre é possível por isso explorei ao nível da base de dados onde estaria esta configuração. E com a query que apresento a seguir podemos dar esse previlégio a todos os utilizadores, ou para um utilizador especifico:

UPDATE UserSettings
SET IsSendAsAllowed = 1

Outra solução é a utilização de uma ferramenta que permite actualizar os settings dos utilizadores a ferramenta é esta.

Até a próxima.

Tags: , ,

Add comment

  Country flag

biuquote
  • Comment
  • Preview
Loading

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List