CRM 2013 SP1 UR3

by Pedro Azevedo 27. April 2015 13:55

Boas Pessoal,

Mais um update disponível para os ambiente On-Premise desta vez para a versão CRM 2013, reparem que novamente existe a referência ao Update Rollup, lembro que a partir da versão Dynamics CRM 2015 Update 0.1 o termo rollup já não existe.

Mais uma vez este rollup trás inúmeras correções de bugs e melhorias de segurança e estabilidade, vejam aqui mais detalhes e façam download nesta página.

Até a próxima

Tags: , ,

CRM 2015 Update 0.1

by Pedro Azevedo 23. April 2015 16:17

Boas pessoal,

Está disponível o Update 0.1 do CRM 2015 para os ambientes On-Premise. Vocês devem estar a pensar que me falta uma palavra do Update, mas não a Microsoft está a adoptar uma nova numeração do Dynamics CRM para ser mais fácil a sua interpretação e passará apenas a ser Update, neste artigo está tudo explicado.

Esta nova versão corrige mais de 100 bugs e trás melhorias de performance, podem ver mais detalhes aqui. Podem então fazer download deste Update nesta página.

Até a próxima

Tags: ,

Workflow–condições de espera

by Pedro Azevedo 12. April 2015 23:13

Boas pessoal,

Surgiu uma dúvida no fórum MSDN (para variar aproveitei para fazer um post Sorriso ) que tem a ver quando se quer lançar um Fluxo de Trabalho numa determinada data. Como é uma pergunta recorrente resolvi escrever um post com estas informações, com vários casos de utilização. Para além de podermos esperar até uma determinada data ainda podemos esperar por exemplo até quando um valor mudar. Parecem iguais mas diferem em pequenos pormenores, começando que o “Tempo Limite” como o próprio nome diz vai ser sempre uma condição temporal, enquanto que o tipo “Condição de Espera” vai esperar que um determinado campo chegue a um determinado valor. Mas no fundo o “Tempo Limite” é uma condição de espera.

A primeira ressalva vem logo na criação do Fluxo de Trabalho já que com a nova opção de podermos realizar Fluxo de Trabalho síncronos e caso escolhamos esta opção não vamos ter disponível nenhuma opção de condição de espera, por isso não se esqueçam este fluxo de trabalho terá que ser assíncrono, pois ele vai mesmo ser assíncrono. Mas cometendo esse erro para verificarmos esse comportamento:

image

Como podem verificar na imagem estou a criar um fluxo de processo síncrono, vamos ver qual é o comportamento com estas configurações:

image

Como podem reparar não temos a opção de “Condição de Espera” como referi foi de propósito, para converter num processo assíncrono basta carregarmos neste botão:

image

Ao transformarmos num processo assíncrono passamos a ter as seguintes opções:

image

Agora sim podemos avançar com o nosso tutorial, adicionado um condição de espera:

image

Se selecionarmos par configurarmos a condição vamos ter as várias opções:

image

Aqui podemos escolher a própria entidade, neste caso a Oportunidade ou algumas das entidades relacionadas, para além disso podemos escolher o Processo, este Processo é o que nós vamos utilizar para realizarmos uma condição temporal.

image

Dentro do processo temos a opção “Tempo Limite” e é sobre esta propriedade que podemos colocar uma condição de espera, esta como podemos ver a seguir pode ser uma determinada data, ou passado um determinado tempo, ou podermos referenciar um campo data dentro da entidade sobre a qual estamos a realizar o Fluxo de Trabalho ou sobre uma das relacionadas, vejam a seguir as várias opções:

image

image

image

Como disse aqui entra outra das diferenças entre os dois tipos o “Tempo Limite” não permite duas condições, como vemos ele só mostra a opção Processo mesmo assim não é possível selecionar:image

A diferença entre os dois tipos realmente foram as apresentadas, porque ao nível de criação só muda mesmo a configuração da condição, onde podemos fazer comparações com todos os campos:

image

Neste caso eu quero lançar esta Oportunidade quando a Fase de Venda tenha o valor Propor. Vocês agora podem dizer-me mas esta condição eu posso emular sem um Condição de Espera é verdade se vocês configurarem um Workflow para que seja lançado aquando da mudança de um campo também funciona, mas aqui o objetivo é diferente porque eu posso aplicar estas condições de espera a qualquer momento dentro do meu Workflow, ou seja, posso ter um Workflow com muitos steps e ficar a espera que uma determinada condição de espera seja alcançada.

A seguir temos que colocar o que queremos fazer quando esta condição de espera ocorra:

image

Neste caso envio um email. O exemplo pode ser válido pois é enviado um email ao gestor de cliente quando a Data de Fecho Estimada seja alcançada e assim dizer que tem que fechar hoje a oportunidade.

 

Até a próxima.

Tags: , ,

Preview Guide–Dynamics CRM 2015 Update 1

by Administrator 8. April 2015 17:58

Boas pessoal,

Mais um preview guide visto a lupa, neste caso o Update 1 do CRM 2015 e que já tinha falado aquando do Convergence 2015.

Microsoft Dynamics CRM Online (Update 1)

Aplicação CRM para o outlook

Alguns de vocês devem estar a pensar que estou a falar do plugin existente para o Outlook. O que existe atualmente é para o Outlook desktop, o Microsoft está a lançar de forma preview (vai ser lançado após o update) é para o outlook do browser que vai oferecer a mesma experiência da do browser, ou seja, aceder aos dados do CRM dentro do Outlook.

image

Track Emails

Fazer track dos emails vai ficar mais fácil utilizando “apenas” uma pasta do Exchange, onde basta arrastarmos o email para esta pasta, ficando esse email automaticamente track no Dynamics CRM.

image

Edição excel diretamente no CRM

Para garantir mais produtividade, agora temos a possibilidade de quando exportamos para excel abrir o ficheiro dentro do Dynamics CRM com a ajuda do Excel Online e fazer as nossas análises e poder fazer upload das alterações para o CRM

image

OneNote no Dynamics CRM

Agora é mais fácil partilhar conteúdo com a utilização do OneNote dentro do Dynamics CRM. Podemos ver e criar notas que podem conter texto, fotos, voz, folhas de cálculo e desenhos sempre no contexto de um registo do CRM.

image

Grupos Office 365

Esta funcionalidade vem facilitar a colaboração usando os grupos Office 365 através dos produtos Office. Um grupo Office 365 é um espaço onde os membros da equipa podem usar para partilhar ficheiros, emails, conversações, calendários e notas do OneNote. Apenas disponível no CRM Online 2015 SP1 e em inglês.

image

Vendas sociais

Agora pode-se criar Oportunidades e Oportunidades Potenciais diretamente de posts sociais com a última atualização do Microsoft Social Engagement.

Vendas móveis

A aplicação móvel para smartphones disponível para Windows Phone, Android e iPhone foi redesenhada. Mesmo sem conectividade pode-se continuar a trabalhar offline através de rascunhos e depois sincronizar quando estamos online.

image

Analytics

Profissionais de vendas podem agora utilizar o Power BI para visualizar dashboard em tempo real e reports com drill-down para acompanhar as vendas. Em adição pode-se obter respostas rapidamente com linguagem natural. Isto tudo sem necessidade de recorrer a recursos técnicos. Agora com conexão por defeito ao Dynamics CRM a Microsoft fornece templates pré-construídos.

image

Experiência de Utilizador

Navegação – uma nova barra de navegação que vai permitir reduzir o número de clicks e scroll. Esta barra já tinha sido implementado no Dynamics Marketing.

image

Recentemente Utilizadas Global – uma lista central com todos os registos vistos e com registos “pin”.

image

Navegação de formulário – saltar secções rapidamente dentro do formulário.

image

Temas – agora é possível criar uma user interface uniforme através dos temas. Podemos customizar o logo da empresa ou mudar as cores dos links e das entidades.

image

Customer Service

Conhecimento integrado

As capacidades de Gestão de Conhecimento foram melhoradas com a integração com o Parature. Temos a habilidade de procurar e receber sugestões automáticas. Suportado nos clientes USD e Web em qualquer entidade incluindo as customizadas.

image

image

Gestão de Incidentes Móvel

Agora é possível gerir incidentes nas aplicações móveis, ou seja, para as aplicações tablet e smartphones.

image

Integração Online Commerce

Configurar e gerir um ambiente Parature usando a plataforma Microsoft Online Commerce.

Mais canais

No Parature passamos a poder ler, gerir, filtrar e responder a posts no Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube e Instagram.

Interações no Portal

Obter mais conhecimento do cliente das suas interações antes mesmo de se conectar com o suporte. Um novo widget dá ao agente do que é que o cliente procurou, viu dentro do portal de suporte, permitindo assim que o agente seja mais proactivo.

Portal unificado para serviço empresarial

Possibilitar o cliente de submeter pedidos de suporte ao produto ou departamento. Possibilidade de visualizar produtos\serviços. Suporte a mais de 40 línguas.

Customer Engagment Globall

Para além do portal em mais de 40 línguas a pesquisa do Parture permite a pesquisa em mais de 40 línguas. Tradução em tempo real no chat. Rotear e responder a incidentes baseado na língua preferida do cliente.

Reporting avançado

Métricas no portal de suporte: Visualização de páginas, Visualizações de artigos por dia, Pesquisas, Atividade do Portal, Serviços e chat pedidos, incidentes e emails submetidos. Entre outros

Microsoft Social Engagement

Interface gráfica

Uma interface gráfica totalmente redesenhada. Dashboards intuitivos com capacidades de filtros, existem também novos filtros: autor, tipo de post, assignado e labels. Passamos também a ter disponível um tema escuro e claro.

image

Análise social

Novas visualizações tais como, nuvens de palavras, top fãs, críticos e hashtags.

image

Centro social

Possibilidade de termos streams de posts verticalmente e mediante o nosso critério. Nesta versão suporta: ações internas – assignar um post a um utilizador e a possibilidade de atribuir uma label; ações externas – resposta, retweet, marcar como favorito e  mensagem direta.

image

Perfis sociais

Possibilidade de autenticar no twitter e facebook permitindo assim poder interagir com a sua audiência.

image

Colocar tópicos de pesquisa

Esta colocação de tópicos ficou mais simples e flexível, agora podemos colocar regras pelos seguintes critérios: palavras chave, página facebook e handler de twitter. É projetado qual será a quota consumida e um preview dos posts, com isto conseguimos ter uma ideia da qualidade dos resultados.

image

Mobile

Aplicação móvel para telefones

Aplicação redesenhada com suporte a iOS, Android e Windows Phone. Os utilizadores móveis são guiados  pelos processos de negócio contextuais fornecendo assim uma experiência consistente em qualquer dispositivo. Com uma navegação simples permite trabalhar numa forma offline através de rascunhos que são sincronizados quando tivermos online.

image

SDK móvel

A Microsoft fornece templates de código fonte (iOS, Android e Windows Phone), estes templates têm pré-configurado a autenticação e bibliotecas de acesso ao Dynamics CRM. Assim os programadores perdem menos tempo a conectar aos endpoints REST\SOAP.

Azure App Services para o Dynamics CRM

O Azure App Services fornece um backend para aplicações móveis. Com esta nova funcionalidade iremos ter um conector para facilitar a ligação entre aplicações móveis customizadas e os serviços do Azure. Haverá uma exemplo para as vendas com capacidade offline completa. Para além do offline ainda podemos aproveitar serviços como o Push Notifications e Events Hub. Estará disponível também para plataformas como Xamarin, Cordova, Sencha e AppCelerator.

Plataforma

Upsert

Criação e atualização com uma chamada única a plataforma.

Transação Batch

Uma única unidade de trabalho seja executada e se estiver correta todas as modificações efetuadas são commited.

Alternate Keys

Possibilidade de definir chaves para obtenção\atualização dos dados, útil para quando temos sistemas externos que não têm conhecimento dos GUIDs do CRM, reduz a necessidade de estar obter o GUID de um registo.

Concorrência otimista

Quando temos atualizações concorrências temos o perigo de perder dados, ou seja, quando obtemos um registo se entretanto alguém alterar quando fizermos update esses dados vão-se perder, então esta funcionalidade determina se os dados foram alterados entre a obtenção do registo e a atualização desse mesmo registo se houver alguma alteração ele devolve um erro.

Pedido Update

Agora com a chamada a este método é possível colocar um pai ou definir um estado, assim as chamadas aos métodos SetState e SetParent pode ser simplificado.

Change Tracking

Possibilidade de obter apenas as mudanças que foram realizadas nos dados.

OData V4

Agora podemos comunicar com o Dynamics CRM através de endpoints OData V4 através de processos externos. Neste momento esta funcionalidade está em preview.

Melhorias Dev & Test

Instâncias preview têm funcionalidade de instâncias sandbox (reset e cópia) e não consumem o espaço pago e suporta atualizarmos para a versão beta. Podemos ter um backup ondemand por instância e fazer download para uma subscrição Azure Storage. Apagar instâncias sandbox e restaurar de um sistema ou um backup on-demand.

Suporte instâncias Multi-Geo

Num único tenant passamos a ter a capacidade de ter uma instância no datacenter norte americano e outra instância na europa.

Microsoft Dynamics Marketing (Update 1)

Várias atualizações no email marketing melhorando as questões de subscrição e de não receber emails duplicados. Possibilidade de filtrar dados sincronizados por campos customizados do CRM. Como acontece no Dynamics CRM vai ser possível no Dynamics Marketing o agendamento ou reagendamento das atualizações. Extensão da integração nativa com o PowerBI.

Até a próxima

Tags: , ,

MVP Showcase 2015

by Pedro Azevedo 7. April 2015 06:48

Boas pessoal,

Hoje estou aqui para anunciar um evento organizado pelos MVPs de Portugal vai ser um dia inteiro em que 14 MVPs vão apresentar as últimas novidades nas suas áreas de atuação. Vai ser realizado na Microsoft Portugal no Parque das Nações.

Vai ser no dia 22 de Abril e tem que se registar aqui. Mas não deixem para amanhã pois pelas primeiras horas após aberta de registos para o evento, os bilhetes vão esgotar nos primeiros dias.

Para além do excelente conteúdo, ainda poderão contar com diversos Ask The Experts e com muitos prémios dos nossos patrocinadores. APAREÇAM!!!

 

1 Dia, 25 Experts, 14 Talks Técnicas e muito Networking. Mais informações no site msmvppt.org.

 

Até a próxima.

Tags: , , ,

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List