CRM 2013 - Autosave

by Pedro Azevedo 31. October 2013 07:10

Boas pessoal,

O AutoSave passou a ser uma feature por defeito no CRM 2013 (a sua primeira aparição foi no Polaris em algumas entidades), ou seja, não existe mais o botão de guardar, mentira como vamos ver mais a frente o botão continua a existir. Mas atenção que esta feature pode ser desactivada quando quisermos. O funcionamento é muito simples, o formulário é gravado automaticamente de 30 em 30 segundos ou quando saímos do formulário, quer estejamos a editar ou criar um registo. Evita termos que “clickar” no save e evitar os popup’s quando saímos de um formulário sem guardar.

Vamos então observar como esta feature se comporta. O botão de guardar aparentemente desapareceu, menos quando estamos a criar a entidade como podem ver na próxima imagem:

Mas quando gravamos este comando desaparece. Como podemos mais uma vez comprovar:

 

Então como podemos ver se o nosso registo está gravado ou não? Bom na verdade não temos que nos preocupar com isso, já que ele grava automaticamente de 30 em 30 segundos ou quando saímos desse registo. Mesmo assim é possível ver qual o estado actual deste registo. Como se vê na próxima imagem no canto inferior direito temos a indicação desse estado.

A disquete significa que o registo está guardado, quando alteramos algo no nosso formulário ele comuta automaticamente para o estado da imagem seguinte:

Como sabemos existem campos obrigatórios, como lida o CRM com esta questão? Se houver campos obrigatórios e caso eles não estejam preenchidos o CRM não pode gravar automaticamente. Como podemos ver nas duas imagens a seguir, primeiro aparece o texto da primeira imagem, carregando na disquete ele dá informação da razão de não ter gravado automaticamente. Para além dos registos obrigatórios ele valida o tipo de dados que estamos a introduzir.

Neste estado se tentarmos deixar esta página ele vai avisar-nos com um popup semelhante ao que acontece com o CRM 2011, ou seja, pergunta se queremos mesmo sair do registo.

Para o utilizador mais curioso posso confirmar que o botão da disquete funciona, ou seja, se carregarmos na disquete ele força a gravação:

Para além desta feature nos poupar o número de clicks também previne ou diminui as possibilidades de perca de informação, por falha de rede e outros problemas.

Quando temos um formulário só de leitura o save não está disponível e consequentemente o autosave não está disponível.

Problemas?

O fato de o formulário gravar sem a intervenção do utilizador pode gerar problemas e temos que gerir e sensibilizar os utilizadores muito bem. Quantas vezes vamos a um formulário e brincamos mexendo nos vários campos, para testar uma determinada funcionalidade? E podemos fazer isso diretamente em produção porque só gravava quando carregávamos no gravar. Este é um problema pois como grava automaticamente se calhar só queríamos testar valores.

Mas existe outro mais preocupante, deixo a deixa e no artigo que vamos falar mais tecnicamente desta feature vou mostrar como evitarmos, e a pergunta é:

Como se comportam os plugins e os workflows? Bem como seria de esperar estes são corridos a mesma, ora de 30 em 30 segundos estes estão a correr, vamos depois ver como podemos controlar este problema.

 

Até a próxima.

Tags: , ,

Estamos preparados para migrar para o CRM 2013 (Orion)?

by Pedro Azevedo 23. October 2013 05:49

Boas Pessoal,

O CRM 2011 permitiu que continuássemos a usar o código CRM 4.0 pelo menos até ao UR12. Com a vinda do CRM 2013 esta compatibilidade foi completamente quebrada e para fazer upgrade para o CRM 2013 primeiro teremos que migrar para o CRM 2011 e depois para o CRM 2013 pelo menos é o aconselhável.

Para quem tem o código todo 100% compatível com o CRM 2011 incluindo os seus endpoints pouco ou nada terá que fazer. Mas para não garantir realize estes passos:

1 - A primeira coisa que deve fazer é se modo HTC está aplicado, se tiver desligue e teste novamente, caso corra tudo bem então o seu código tem boas probabilidades de funcionar no CRM 2013.

2 - Correr a ferramenta Custom Code Validation Tool for Microsoft Dynamics CRM 2013 que valida os web resources que fundamentalmente vai verificar se ainda estamos a usar a API do CRM 4.0 ou algum endpoint dessa versão.

3 - Para o código server-side (.Net) e se mais uma vez estamos a usar os WebServices do CRM 2011 também podemos estar descansados, já que não será necessário fazer mais nada. Mesmo assim existe uma ferramenta chamada Legacy Feature Check Tool que permite validar este mesmo código, vejam o readme que explica como executar.

Em futuros posts vou falar melhor sobre o CRM 2013 e todas as suas funcionalidades.

Até a próxima.

Tags: , , ,

CRM 2013 - Navegação

by Pedro Azevedo 16. October 2013 01:15

Boas pessoal,

A navegação é um dos pontos mais fulcrais numa aplicação e esta também tem sido muito trabalhada pela equipa do Dynamics CRM. Apesar de apenas escrever neste blog sobre o CRM 2011 ainda trabalhei sobre a plataforma 4.0, em comparação com a versão 2011 a navegação foi melhorada mas a estrutura em geral manteve-se, basicamente “colocou-se uma ribbon e tirou-se as tabs”, porque mais de resto permaneceu tudo igual. Aliás em formação digo sempre, isto é igual ao CRM 4.0 mas mais bonito. Nesta nova versão vou deixar de dizer isso…

A navegação é um dos pontos fortes do CRM 2013. No CRM 2011 a navegação era efectuada através da ribbon e do menu do lado esquerdo. No CRM 2013 não temos nem menu do lado esquerdo nem a ribbon (fui muito bruto?). Agora temos um menu no topo que possui as opções em dropdowns, apesar de pensar que tornou-se muito mais limpo e com mais espaço para o que realmente interessa, ou seja, os dados, penso que para as pessoas com mais dificuldades este novo interface possa ser um desafio.

Mas pessoalmente adoro este novo layout. Um dos pontos mais interessantes como já referi foi a remoção da ribbon e como vamos ver ela não era útil de todo, de um modo abusivo podemos dizer que a ribbon foi substituída por comandos que variam mediante aquilo que estamos a ver e apenas aqueles que podemos utilizar e o menu do lado esquerdo foi substituído pelo menu do topo.

Como podemos ver na imagem, o menu no topo contém toda a navegação. Pela imagem podemos ver que estamos no contexto das Vendas a ver os dashboards.

Se quisermos mudar por exemplo para o contexto do Serviço teremos que colocar o rato sobre o primeiro dropdown (a parte do logo e do nome Microsoft Dynamics CRM), bem como para o contexto do Marketing e Definições como podemos ver na imagem acima.

A “casinha” que encontramos ao lado do primeiro dropdown vamos para o “home” do contexto onde nos encontramos.

No menu das Vendas poderemos aceder a todas as entidades desse contexto. Como se pode ver nesta imagem:

Na imagem anterior podemos ver que podemos fazer scroll pelas várias entidades dentro do módulo das vendas. Ainda temos várias áreas como “O Meu Trabalho”; “Clientes”; “Vendas”; etc.

Cada entidade por sua vez tem um dropdown que nos vai mostrar os últimos registos que acedemos, um pouco a imagem dos favoritos que existia do CRM 2011. Vejam na imagem a seguir, com as últimas contas acedidas:

Agora temos duas opções ou seleccionamos aquele cliente específico ou entramos dentro da lista de contas, vejam como se comporta a nova listagem de entidades:

Aqui poderemos abrir um registo, fazer pesquisa, aplicar uma vista e mesmo colocar uma vista como por defeito. Outro pormenor importante é o menu que tem as principais operações (são os comandos que refiro que vem substituir a ribbon) e aqueles três pontos no fim do menu tem as restantes opções, como por exemplo a pesquisa avançada como poderemos ver na próxima imagem:

Este menu muda consoante o contexto onde estamos por exemplo se seleccionarmos um dos registos o menu modifica-se bem com as outras opções como poderemos ver na imagem a seguir:

Dentro da dropdown das contas a semelhança que aconteceu anteriormente podemos ver as últimas contas acedidas. Como podem ver na imagem a seguir:

Entrando num registo em concreto temos também uma nova visualização como poderemos ver na seguinte imagem:

Poderemos ver que a interface não mudou muito em relação ao Polaris para quem já mexeu, mas em relação ao CRM 2011 pré-Polaris as coisas estão formatadas de maneira diferente. O menu do topo reflecte todo o caminho que seguimos até aqui, ou seja, entramos no módulo de vendas, depois dentro das contas e uma conta específica.

Outro ponto importante é que o menu do topo podemos ver todo o caminho percorrido até aqui, ou seja, estamos no módulo das vendas, a ver a entidade conta e dentro do registo A. Datum….

Uma coisa que vocês podem estar a perguntar é onde estão os registos relacionados que apareciam no menu do lado esquerdo, a resposta está mais uma vez no menu do topo, veja aqui:

Vocês podem não ter percebido mas esta navegação por todos estes ecrãs foram realizadas sem a necessidade de abrir tabs ou popus. Muito a semelhança de um “novo” paradigma que são as aplicações SPA, Single Page Application a principal característica é não ser efectuada refresh a página inteira mas sim apenas a uma parte do site e isso no fundo é o que acontece com o CRM 2013 onde o menu do topo está sempre presente apenas o que se encontra abaixo se actualiza. Em conclusão ao contrário do CRM 2011 em que qualquer link abria uma nova página ou tab, o CRM 2013 abre tudo na mesma página. Existe uma maneira de abrir numa nova tab que é carregando no icon ao lado dos icons de navegação nos registos.

Outras features melhoraram a navegação, tais como: Autosave; Criação e Visualização rápida; Navegação por processo; entre outras que vou falar aqui no blog.

 

Até a próxima.

Tags: , ,

CRM 2013 disponível

by Pedro Azevedo 16. October 2013 00:05

 

Boas pessoal,

Hoje é um post muito rápido, e para vos informar que já estou a criar uma conta no CRM Online para aceder ao novíssimo CRM 2013. Estou bastante expectante para experimentar a nova interface.

Durante estes dias vou brincar um pouco com a nova interface e experimentar as novas funcionalidades e espero dentro de dias colocar novas informações sobre o CRM 2013.

Por isso pessoal quero-vos ver também a criar uma organização e a partilhar as vossas experiências. Experimentem grátis durante 30 dias http://www.microsoft.com/pt-pt/dynamics/crm-free-trial-overview.aspx. A versão on-premise está disponível aqui: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=40341.

Fiquem atentos a loja Windows e Apple para as versões mobile deste produto.

Também existe um artigo novíssimo a falar das novidades e de issues conhecidos.

 

Até a próxima.

Tags: , ,

About

Muito bem casado, Pai babado e um gosto muito grande pela tecnologia.

Tenho um lema "Sharing is Learning"

Mais aqui -> http://www.psazevedo.com

Month List